Translate

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Gerenciamento de Resíduos

Resíduos industriais

Entende-se como resíduos industriais aqueles provenientes dos processos industriais, na forma sólida, líquida ou gasosa ou combinação destas, e por suas características físicas, químicas ou microbiológicas não se assemelham aos resíduos domésticos, como cinzas, lodos,óleo, materiais alcalinos ou ácidos, escórias, poeiras, borras, substâncias lixiviadas e aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como demais efluentes líquidos e emissões gasosas contaminantes atmosféricas.

foto: www.lookfordiagnosis.com


Resíduos sólidos

São classificados como resíduos sólidos todos os rejeitos resultantes das diversas atividades humanas. Esses resíduos, como o próprio nome diz, são materiais não aproveitados que se encontram no estado sólido. Dentre eles encontram-se:
Resíduos do dia a dia de residências, escritórios e industrias: como papel, papelão, embalagens de diversos tipos vidros entre outros.
Resíduos públicos: São provenientes das atividades de varrição de ruas e praças e de outras formas de limpeza pública.
Resíduos especiais: São todos os que necessitam de tratamento especial; não podem e não devem ser tratados como lixo normal, pois possui uma grande capacidade de dano ao meio ambiente e/ ou á população. Exemplos: pilhas, lixo hospitalar, remédios velhos, resíduos radioativos e alguns tipos de resíduos provenientes de indústrias, especialmente metais pesados.

foto: www.camarapaulinia.sp.gov.br

Chorume

O Chorume é um líquido poluente gerado na decomposição de resíduos orgânicos; deve ser drenado acima de uma camada impermeável de polietileno e de solo compactado para prevenir vazamento, sendo tratado e recirculado no próprio aterro.

foto: avsambiental.comunidade.net


Resíduos Radioativos

Os resíduos radioativos são todos os materiais resultantes de atividades humanas relacionadas a radionuclídeos em quantidades superiores aos limites estabelecidos por normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), de acordo com os parâmetros internacionais, e sua reutilização é imprópria ou não prevista.
foto: lixoradioativopic.blogspost.com


Resíduos Biológicos

São aqueles que apresentam produtos biológicos que podem ou não representar risco potencial á saúde pública e ao meio ambiente, devido á presença de microrganismos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar riscos de infecção ( ANVISA, 2005 ).

Tipos de agentes biológicos:

Bactérias: Seres unicelulares procariotas, visíveis ao microscópio óptico e com muitas espécies patogênicas para o homem. provocam doenças como a cólera, a difteria e a tuberculose.

foto: estudopratico.com.br

Fungos: São seres vivos, uni ou pluricelulares, eucariotas, que podem provocar doenças no homem, as quais se denominam micoses. Como frieiras e pé de atleta.
foto: nadafragil.com.br


Segregação de resíduos

A segregação dos resíduos deve ser realizada no local onde são gerados, devendo ser observado que:
Sejam utilizados recipientes que atendam as normas da ABNT, em número suficiente para o armazenamento;
Os recipientes estejam localizados próximos das fontes geradoras;
Os recipientes sejam constituídos de material lavável, resistente á punctura, ruptura e vazamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e que resistentes ao tombo.
Os recipientes sejam indicados e sinalizados segundo as normas da ABNT.

foto: www.logisticareversa.net.br


Gestão Ambiental

A gestão ambiental se tornou muito importante nos dias de hoje tanto para população quanto para as empresas, a população ganha e muito com os projetos voltados para a reciclagem, assim mantendo suas residências e ruas mais limpas, já as empresas ganhão benefícios como, redução de custos e associações com outras empresas, tendo sua imagem associada a gestão ambiental elas ganhão mais espaço no mercado.

Melhoria contínua

É o processo de aprimoramento do sistema de gestão ambiental, visando atingir melhorias no desempenho ambiental global de acordo com a política ambiental da organização.

O que é rotulagem ambiental

De acordo com a norma ISO 14020, é como uma certificação ou reconhecimento de produtos adequados ao uso e consumo, e que apresentam menor impacto no meio ambiente em comparação a outros produtos compatíveis e na mesma qualidade disponíveis no mercado.
Exemplos de rótulos ambientais

Rótulo Ecológico da UE: Produtos com impactos ambientais mais reduzidos ao longo do seu ciclo de vida, relativamente aos outros produtos convencionais.

Rótulo Anjo Azul: Para produtos e serviços; proteção ambiental e do consumidor.

Coleta Seletiva e Aterro Sanitário

Em meu bairro não há coleta seletiva, mas, em alguns bairros próximos sim, o que não é a mesma coisa, pois a locomoção ate o local é difícil.
O aterro Sanitário de Belo Horizonte, foi inaugurado em 17 de fevereiro de 1975, às margens da rodovia BR-040, na região Noroeste da capital, deu início à correta disposição final de resíduos sólidos em Belo Horizonte, de maneira a preservar a saúde pública e o meio ambiente. A Central de tratamento de resíduos sólidos está localizada na BR-040, Km 531, bairro Jardim Filadélfia.
Desde dezembro de 2007, ele não recebe mais o lixo de Belo Horizonte. Os resíduos gerados na cidade são destinados ao aterro de Macaúbas, em Sabará. Hoje, toda a área do aterro desativado, faz parte da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, onde funcionam programas de reciclagem, além do maior projeto mitigador de efeito estufa em Belo Horizonte.
No aterro, estão localizadas a Central de Aproveitamento Energético do Biogás, uma estação de Reciclagem de Entulho, a Unidade de Compostagem, a Unidade de Recebimento de Pneus, a Unidade de Educação Ambiental, uma célula especial para resíduos de serviços de saúde e a Unidade de Transbordo. 
Ela ocupa uma área de aproximadamente 1 milhão de m2, sendo que o espaço tomado com resíduos aterrados é de 650 mil m2. No local, há aproximadamente cerca de 24 milhões m3 de resíduos aterrados. A altura do maciço de resíduos é de 65 metros.



Foto: Assessoria de Comunicação SLU/CEMP 

São fases essências que integram a avaliação de gestão ambiental: Técnicas para a recuperação de áreas degradadas (solos improdutivos, por exemplo);
Técnicas de reflorestamento;
Métodos para a exploração sustentável de recursos naturais;
Estudos de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas;
Reaproveitamento de resíduos inservíveis (pneus, pilhas, baterias e entulhos etc.).










domingo, 17 de agosto de 2014

Qualidade Ambiental

Uns dos fatores que poderiam aumenta o volume de resíduos em minha região, seria a falta de coleta de lixo e também a limpeza das ruas, tais como a varredura e a coleta de móveis velhos e quebrados.

Garri fazendo a varredura da rua.


Situação de uma rua onde falta saneamento básico. 


Antes de colocar o lixo na rua, eu os separo, colocando as garrafas e latas separadas em sacolas, para que possam ir para a reciclagem, os restos de alimentos cascas de verduras e legumes coloco em recipiente para jogar aos porcos.

Maneira correta de separar o lixo.


Se todos pararem de jogar seus resíduos de qualquer maneira fora, separando cada um em seu devido lugar, ajudaria muito para que tivéssemos uma cidade mais limpa, sem boeiros entupidos sem enchente. É tão fácil basta ter um pouco mais de educação e respeito pela natureza.

Maneira errada de separa o lixo.



Para o controle de vetores a maneira mais eficaz é não deixar resíduos nem móveis acumulados, caso tenha problemas com ratos, escorpiões cobras etc. procure pela regional de saúde do bairro, associações e até mesmo a prefeitura relatando do ocorrido, para que possa ser mandado especialistas na área para acabar com o problema.

Vetores transmissores de doenças.




terça-feira, 5 de agosto de 2014

1- Á  falta de coleta seletiva , falta de tratamento adequado do esgoto é uma crescente que assola os grandes centros urbanos,  causa do crescimento desordenado somado a ocupação desenfreada juntamente com um uso diversas.
2- Permanente, como ações simples colocando o lixo na lixeira  não comprando coisa excesso  separando o lixo doméstico .
3-