Translate

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Gerenciamento de Resíduos

Resíduos industriais

Entende-se como resíduos industriais aqueles provenientes dos processos industriais, na forma sólida, líquida ou gasosa ou combinação destas, e por suas características físicas, químicas ou microbiológicas não se assemelham aos resíduos domésticos, como cinzas, lodos,óleo, materiais alcalinos ou ácidos, escórias, poeiras, borras, substâncias lixiviadas e aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como demais efluentes líquidos e emissões gasosas contaminantes atmosféricas.

foto: www.lookfordiagnosis.com


Resíduos sólidos

São classificados como resíduos sólidos todos os rejeitos resultantes das diversas atividades humanas. Esses resíduos, como o próprio nome diz, são materiais não aproveitados que se encontram no estado sólido. Dentre eles encontram-se:
Resíduos do dia a dia de residências, escritórios e industrias: como papel, papelão, embalagens de diversos tipos vidros entre outros.
Resíduos públicos: São provenientes das atividades de varrição de ruas e praças e de outras formas de limpeza pública.
Resíduos especiais: São todos os que necessitam de tratamento especial; não podem e não devem ser tratados como lixo normal, pois possui uma grande capacidade de dano ao meio ambiente e/ ou á população. Exemplos: pilhas, lixo hospitalar, remédios velhos, resíduos radioativos e alguns tipos de resíduos provenientes de indústrias, especialmente metais pesados.

foto: www.camarapaulinia.sp.gov.br

Chorume

O Chorume é um líquido poluente gerado na decomposição de resíduos orgânicos; deve ser drenado acima de uma camada impermeável de polietileno e de solo compactado para prevenir vazamento, sendo tratado e recirculado no próprio aterro.

foto: avsambiental.comunidade.net


Resíduos Radioativos

Os resíduos radioativos são todos os materiais resultantes de atividades humanas relacionadas a radionuclídeos em quantidades superiores aos limites estabelecidos por normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), de acordo com os parâmetros internacionais, e sua reutilização é imprópria ou não prevista.
foto: lixoradioativopic.blogspost.com


Resíduos Biológicos

São aqueles que apresentam produtos biológicos que podem ou não representar risco potencial á saúde pública e ao meio ambiente, devido á presença de microrganismos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar riscos de infecção ( ANVISA, 2005 ).

Tipos de agentes biológicos:

Bactérias: Seres unicelulares procariotas, visíveis ao microscópio óptico e com muitas espécies patogênicas para o homem. provocam doenças como a cólera, a difteria e a tuberculose.

foto: estudopratico.com.br

Fungos: São seres vivos, uni ou pluricelulares, eucariotas, que podem provocar doenças no homem, as quais se denominam micoses. Como frieiras e pé de atleta.
foto: nadafragil.com.br


Segregação de resíduos

A segregação dos resíduos deve ser realizada no local onde são gerados, devendo ser observado que:
Sejam utilizados recipientes que atendam as normas da ABNT, em número suficiente para o armazenamento;
Os recipientes estejam localizados próximos das fontes geradoras;
Os recipientes sejam constituídos de material lavável, resistente á punctura, ruptura e vazamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e que resistentes ao tombo.
Os recipientes sejam indicados e sinalizados segundo as normas da ABNT.

foto: www.logisticareversa.net.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário