Translate

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Gestão Ambiental

A gestão ambiental se tornou muito importante nos dias de hoje tanto para população quanto para as empresas, a população ganha e muito com os projetos voltados para a reciclagem, assim mantendo suas residências e ruas mais limpas, já as empresas ganhão benefícios como, redução de custos e associações com outras empresas, tendo sua imagem associada a gestão ambiental elas ganhão mais espaço no mercado.

Melhoria contínua

É o processo de aprimoramento do sistema de gestão ambiental, visando atingir melhorias no desempenho ambiental global de acordo com a política ambiental da organização.

O que é rotulagem ambiental

De acordo com a norma ISO 14020, é como uma certificação ou reconhecimento de produtos adequados ao uso e consumo, e que apresentam menor impacto no meio ambiente em comparação a outros produtos compatíveis e na mesma qualidade disponíveis no mercado.
Exemplos de rótulos ambientais

Rótulo Ecológico da UE: Produtos com impactos ambientais mais reduzidos ao longo do seu ciclo de vida, relativamente aos outros produtos convencionais.

Rótulo Anjo Azul: Para produtos e serviços; proteção ambiental e do consumidor.

Coleta Seletiva e Aterro Sanitário

Em meu bairro não há coleta seletiva, mas, em alguns bairros próximos sim, o que não é a mesma coisa, pois a locomoção ate o local é difícil.
O aterro Sanitário de Belo Horizonte, foi inaugurado em 17 de fevereiro de 1975, às margens da rodovia BR-040, na região Noroeste da capital, deu início à correta disposição final de resíduos sólidos em Belo Horizonte, de maneira a preservar a saúde pública e o meio ambiente. A Central de tratamento de resíduos sólidos está localizada na BR-040, Km 531, bairro Jardim Filadélfia.
Desde dezembro de 2007, ele não recebe mais o lixo de Belo Horizonte. Os resíduos gerados na cidade são destinados ao aterro de Macaúbas, em Sabará. Hoje, toda a área do aterro desativado, faz parte da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, onde funcionam programas de reciclagem, além do maior projeto mitigador de efeito estufa em Belo Horizonte.
No aterro, estão localizadas a Central de Aproveitamento Energético do Biogás, uma estação de Reciclagem de Entulho, a Unidade de Compostagem, a Unidade de Recebimento de Pneus, a Unidade de Educação Ambiental, uma célula especial para resíduos de serviços de saúde e a Unidade de Transbordo. 
Ela ocupa uma área de aproximadamente 1 milhão de m2, sendo que o espaço tomado com resíduos aterrados é de 650 mil m2. No local, há aproximadamente cerca de 24 milhões m3 de resíduos aterrados. A altura do maciço de resíduos é de 65 metros.



Foto: Assessoria de Comunicação SLU/CEMP 

São fases essências que integram a avaliação de gestão ambiental: Técnicas para a recuperação de áreas degradadas (solos improdutivos, por exemplo);
Técnicas de reflorestamento;
Métodos para a exploração sustentável de recursos naturais;
Estudos de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas;
Reaproveitamento de resíduos inservíveis (pneus, pilhas, baterias e entulhos etc.).










Nenhum comentário:

Postar um comentário